Da Escandinávia com amor!

Com imensa pena minha, tenho andado muito afastada deste meu Pechisbeque, que se faz de pensamentos,impressões e de uma visão pessoal e intransmissível do mundo!

Esta semana estou nos países nórdicos que emanam perfeição por todos os poros: tudo está muito bem sinalizado;as crianças parecem seres celestiais de tão belas;as pessoas deslocam-se de bicicleta para todo o lado,com uma elegância extrema e...ainda nem passaram 24 horas e já estou completamente rendida!

Tenho a sorte imensa de exercer uma profissão que me permite "ver o mundo", pelo que aproveito cada minuto destas estadas em paragens distantes, na medida do que me é possível,obviamente, sem prejuízo do exercício das minhas funções profissionais,com o máximo rigor e dedicação.

A melhor parte de qualquer viagem é,sem sombra de dúvidas, a preparação e esta não poderia ser excepção! Preparei,com a diligência de um relojoeiro suíço, uma tabela de conversão monetária para as 3 divisas nórdicas e plastifiquei-a, não fosse abater-se sobre ela um dilúvio bíblico! Descarreguei os guias Trip Advisor das 4 capitais que, com a sua concisão e objectividade, se revelaram uma ajuda mais do que preciosa!

A língua dinamarquesa tem uma sonoridade deliciosa:as palavras rebentam como estalinhos melódicos que tento mimetizar,mas sem sucesso! Hoje tentei ver as notícias e devo reconhecer que as imagens foram bastante elucidativas!

Como cheguei cedo, fiz uma viagem de barco que durou uma hora, dando a conhecer os grandes atractivos desta cidade portuária, outrora berço de intrépidos guerreiros Vikings:a arquitectura arrojada, o design que faz escola mundo afora, a gastronomia (aqui se encontra o segundo melhor restaurante do mundo, obviamente inacessível a bolsos troikianos), a riqueza da sua História e os monumentos mais marcantes. Não dispenso uma viagem de barco para obter uma imagem geral sobre as cidades e para aprender o máximo que possa,num tão curto espaço de tempo.

Copenhaga é uma cidade verde,sustentável e com imenso estilo! Suspeito que por aqui já se vive no futuro!



Comentários

Mensagens populares